Pesquisar este blog

23 de dezembro de 2011

Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e resgatou o seu povo,


Dia: 24/12/2011
Primeira Leitura: 2º Tessalonicenses 3, 1-5; 7, 8-12.14.16



IV SEMANA DO ADVENTO
(roxo, pref. do advento II - ofício do dia)


Leitura do segundo livro de Samuel - 1Por fim, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja estimada, tal como acontece entre vós,2e para que sejamos livres dos homens perversos e maus; porque nem todos possuem a fé. 3Mas o Senhor é fiel, e ele há de vos dar forças e vos preservar do mal. 4Quanto a vós, temos plena certeza no Senhor de que estareis cumprindo e continuareis a cumprir o que vos prescrevemos. 5Que o Senhor dirija os vossos corações para o amor de Deus e a paciência de Cristo. - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(88)

REFRÃO: Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!
1. Cantarei, eternamente, as bondades do Senhor; minha boca publicará sua fidelidade de geração em geração. Com efeito, vós dissestes: A bondade é um edifício eterno. Vossa fidelidade firmastes no céu. - R.
2. Concluí, dizeis vós, uma aliança com o meu eleito; liguei-me por juramento a Davi, meu servo. Conservarei tua linhagem para sempre, manterei teu trono em todas as gerações. - R.
3. Ele me invocará: Vós sois meu Pai, vós sois meu Deus e meu rochedo protetor. - R.
4. Assegurado lhe estará o favor eterno, e indissolúvel será meu pacto com ele.- R.


Evangelho: Lucas 1, 67-79



Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo,67Zacarias, seu pai, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou, nestes termos:68Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e resgatou o seu povo,69e suscitou-nos um poderoso Salvador, na casa de Davi, seu servo 70(como havia anunciado, desde os primeiros tempos, mediante os seus santos profetas),71para nos livrar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam.72Assim exerce a sua misericórdia com nossos pais, e se recorda de sua santa aliança, 73segundo o juramento que fez a nosso pai Abraão: de nos conceder que, sem temor, 74libertados de mãos inimigas, possamos servi-lo 75em santidade e justiça, em sua presença, todos os dias da nossa vida. 76E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor e lhe prepararás o caminho, 77para dar ao seu povo conhecer a salvação, pelo perdão dos pecados. 78Graças à ternura e misericórdia de nosso Deus, que nos vai trazer do alto a visita do Sol nascente, 79que há de iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz. - Palavra da salvação.



Comentário ao Evangelho do dia feito por : 


São Bernardo (1091-1153), monge cistercense e doutor da Igreja
Primeiro sermão para a Vigília de Natal
«Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens do Seu agrado»

Céus, escutai! Terra, ouve com atenção! Que todas as criaturas, e sobretudo o homem, sejam arrebatadas de admiração e irrompam em louvores: «Jesus Cristo, Filho de Deus, nasce em Belém da Judeia». [...] Haverá notícia mais bela a anunciar à terra? [...] Alguma vez se ouviu coisa parecida, alguma vez o mundo soube de alguma coisa semelhante? «Em Belém da Judeia nasce Jesus Cristo, o Filho de Deus.» Tão poucas palavras para exprimir a vinda do Verbo, a Palavra de Deus feita criança, mas que doçura nestas palavras! [...] «Jesus Cristo, o Filho de Deus, nasce em Belém.» Nascimento de uma santidade incomparável: honra do mundo inteiro, exaltação de todos os homens devido ao bem imenso que Ele lhes traz, admiração dos anjos por causa da profundidade deste mistério de uma novidade sem paralelo (cf Ef 3,10). [...]


«Jesus Cristo, Filho de Deus, nasce em Belém da Judeia». Vós que estais deitados na poeira, erguei-vos e louvai Deus! Eis o Senhor que chega com a salvação, eis a vinda do Ungido do Senhor, do Seu Messias, ei-Lo que vem na Sua glória. [...] Feliz daquele que se sente atraído por Ele e que «acorre à fragrância dos Seus perfumes» (Ct 1,4 LXX): ele verá «a glória que lhe vem do Pai como Filho único» (Jo 1,14).


Vós que estais perdidos, respirai! Jesus vem salvar o que perecera. Vós, os doentes, voltai a ser saudáveis: Cristo vem estender o bálsamo da Sua misericórdia sobre a chaga dos vossos corações. Estremecei de alegria, todos vós que sentis grandes desejos: o Filho de Deus vem a vós para fazer de vós co-herdeiros do Seu Reino (Rm 8,17). Sim, Senhor, peço-Te, cura-me e ficarei curado; salva-me e serei salvo (Jr 7,14); glorifica-me e ficarei verdadeiramente na glória. Sim, «que a minha alma bendiga o Senhor e que tudo em mim bendiga o Seu santo nome» (Sl 102,1). [...] O Filho de Deus faz-Se homem para fazer dos homens filhos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário