Pesquisar este blog

10 de dezembro de 2010

Converter-se ao chamado de Deus

Dia: 10/12/2010
Primeira Leitura: Isaías 48, 17-19

II Semana do Advento
(roxo, pref. do Advento I - ofício do dia)


Leitura do livro do profeta Isaías - 17Eis o que diz o Senhor, teu Redentor, o Santo de Israel: eu sou o Senhor teu Deus, que te dá lições salutares, que te conduz pelo caminho que deves seguir. 18Ah! Se tivesses sido atento às minhas ordens! Teu bem-estar assemelhar-se-ia a um rio, e tua felicidade às ondas do mar; 19tua posteridade seria como a areia, e teus descendentes, como os grãos de areia; nada poderia apagar nem abolir teu nome de diante de mim. - Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial(1)

REFRÃO:Senhor, quem vos seguir terá a luz da vida.
1.Feliz é todo aquele que não anda / conforme os conselhos dos perversos; / que não entra no caminho dos malvados / nen junto aos zombadores vai sentar-se; / mas encontra seu prazer na lei de Deus / e a medida, dia e noite, sem cessar. -R.
2.Eis que ele é semalhante a uma árvore / que à beira da torrente está plantada; / ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. / Eis que tudo o que ele faz vai prosperar. -R.
3.Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca / espalhar e dispersada pelo vento. / Pois Deus vigia o caminho doseleitos, / mas a estrada dos malvados leva à morte. -R.




Evangelho: Mateus 11, 16-19



Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 16A quem hei de comparar esta geração? É semelhante a meninos sentados nas praças que gritam aos seus companheiros: 17Tocamos a flauta e não dançais, cantamos uma lamentação e não chorais. 18João veio; ele não bebia e não comia, e disseram: Ele está possesso de um demônio. 19O Filho do Homem vem, come e bebe, e dizem: É um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos devassos. Mas a sabedoria foi justificada por seus filhos. - Palavra da salvação.


Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Beato John Henry Newman (1801-1890), presbítero, fundador de comunicade religiosa, teólogo
Meditações e Devoções, Part 3, IV: Pecado, § 2

Converter-se aos repetidos chamamentos de Deus


Meu Senhor Jesus, Tu cujo amor por mim foi suficientemente grande para Te fazer descer do céu para me salvar, querido Senhor, mostra-me o meu pecado, mostra-me a minha indignidade, ensina-me a arrepender-me sinceramente, perdoa-me na Tua misericórdia. Peço-Te, meu querido Salvador, que tomes posse da minha pessoa. Só o Teu perdão o pode fazer; não posso salver-me sozinho; não sou capaz de recuperar o que perdi. Sem Ti, não posso voltar-me para Ti, nem agradar-Te. Se apenas contar com as minhas forças, irei de mal a pior, vou fraquejar completamente, vou endurecer por negligência. Farei de mim o centro de mim próprio, em vez de o fazer de Ti. Adorarei qualquer ídolo moldado por mim, em vez de Te adorar a Ti, o único verdadeiro Deus, o meu Creador, se não mo impedires com a Tua graça. Oh meu querido Senhor, escuta-me! Já vivi o suficiente neste estado: a pairar, indeciso e medíocre; quero ser o Teu fiel servidor, não quero pecar mais. Sê misericordioso para comigo, faz com que me seja possível, pela Tua graça, tornar-me naquilo que sei que devia ser.





Gerir o seu abono directamente carregando AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário