Dia: 05/05/2011 Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 5, 27-33 Expressamente Ordenaram a eles que não ensinassem no nome de Jesus Cristo. Leitura dos Atos dos Apóstolos - Naqueles dias, 27Trouxeram-nos e os introduziram no Grande Conselho, onde o sumo sacerdote os interrogou, dizendo: 28Expressamente vos ordenamos que não ensinásseis nesse nome. Não obstante isso, tendes enchido Jerusalém de vossa doutrina! Quereis fazer recair sobre nós o sangue deste homem! 29Pedro e os apóstolos replicaram: Importa obedecer antes a Deus do que aos homens. 30O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, que vós matastes, suspendendo-o num madeiro. 31Deus elevou-o pela mão direita como Príncipe e Salvador, a fim de dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados. 32Deste fato nós somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus deu a todos aqueles que lhe obedecem. 33Ao ouvirem essas palavras, enfureceram-se e resolveram matá-los. - Palavra do Senhor. Salmo Responsorial(33) O salmista ora dizendo que bendirá continuamente ao Senhor e seu louvor não deixará seus lábios. REFRÃO: Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido. 1. Bendirei continuamente ao Senhor, seu louvor não deixará meus lábios. - R. 2. Provai e vede como o Senhor é bom, feliz o homem que se refugia junto dele. - R. 3. O Senhor volta a sua face irritada contra os que fazem o mal, para apagar da terra a lembrança deles. Apenas clamaram os justos, o Senhor os atendeu e os livrou de todas as suas angústias. - R. 4. O Senhor está perto dos contritos de coração, e salva os que têm o espírito abatido. São numerosas as tribulações do justo, mas de todas o livra o Senhor. - R. Evangelho: João 3, 31-36 Aquele que vem da terra é terreno e fala das coisas terrenas. Aquele que vem do céu é superior a todos.Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - 31Aquele que vem de cima é superior a todos. Aquele que vem da terra é terreno e fala de coisas terrenas. Aquele que vem do céu é superior a todos. 32Ele testemunha as coisas que viu e ouviu, mas ninguém recebe o seu testemunho. 33Aquele que recebe o seu testemunho confirma que Deus é verdadeiro. 34Com efeito, aquele que Deus enviou fala a linguagem de Deus, porque ele concede o Espírito sem medidas. 35O Pai ama o Filho e confiou-lhe todas as coisas.36Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; quem não crê no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus. - Palavra da salvação. |
João Paulo II
Carta encíclica «Dominum et vivificantem», §10 (trad. © Libreria Editrice Vaticana)
Na Sua vida íntima, Deus «é Amor» (1Jo 4,8), amor essencial, comum às três Pessoas divinas: amor pessoal é o Espírito Santo, como Espírito do Pai e do Filho. Por isso Ele «perscruta as profundezas de Deus» (1Cor 2,10), como Amor-Dom incriado. Pode dizer-se que, no Espírito Santo, a vida íntima de Deus uno e trino se torna totalmente dom, permuta de amor recíproco entre as Pessoas divinas; e ainda, que no Espírito Santo Deus «existe» à maneira de Dom. O Espírito Santo é a expressão pessoal desse doar-se, desse ser-amor. É Pessoa-Amor. É Pessoa-Dom. Temos aqui uma riqueza insondável da realidade e um aprofundamento inefável do conceito de pessoa em Deus, que só a Revelação divina nos dá a conhecer.
Ao mesmo tempo, o Espírito Santo, enquanto consubstancial ao Pai e ao Filho na divindade, é Amor e Dom (incriado) do qual deriva, como de uma fonte, [...] toda a dádiva em relação às criaturas (dom criado): a doação da existência a todas as coisas, mediante a criação; e a doação da graça aos homens, mediante toda a economia da salvação. Como escreve o Apóstolo São Paulo: «O amor de Deus foi derramado nos nossos corações por meio do Espírito Santo, que nos foi dado» (Rom 5,5).
Nenhum comentário:
Postar um comentário