Pesquisar este blog

23 de março de 2012

Ainda não havia chegado a sua hora


Dia: 23/03/2012

Primeira Leitura: Sabedoria 2, 1.12-22

IV SEMANA DA QUARESMA
(roxo - ofício do dia)

Leitura do livro da Sabedoria - 1Dizem, com efeito, nos seus falsos raciocínios: Curta é a nossa vida, e cheia de tristezas; para a morte não há remédio algum; não há notícia de ninguém que tenha voltado da região dos mortos. 12Cerquemos o justo, porque ele nos incomoda; é contrário às nossas ações; ele nos censura por violar a lei e nos acusa de contrariar a nossa educação. 13Ele se gaba de conhecer a Deus, e se chama a si mesmo filho do Senhor! 14Sua existência é uma censura às nossas idéias; basta sua vista para nos importunar. 15Sua vida, com efeito, não se parece com as outras, e os seus caminhos são muito diferentes. 16Ele nos tem por uma moeda de mau quilate, e afasta-se de nosso caminhos como de manchas. Julga feliz a morte do justo, e gloria-se de ter Deus por pai. 17Vejamos, pois, se suas palavras são verdadeiras, e experimentemos o que acontecerá quando da sua morte, 18porque, se o justo é filho de Deus, Deus o defenderá, e o tirará das mãos dos seus adversários. 19Provemo-lo por ultrajes e torturas, a fim de conhecer a sua doçura e estarmos cientes de sua paciência. 20Condenemo-lo a uma morte infame. Porque, conforme ele, Deus deve intervir. 21Eis o que pensam, mas enganam-se, sua malícia os cega: 22eles desconhecem os segredos de Deus, não esperam que a santidade seja recompensada, e não acreditam na glorificação das almas puras. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(33)

REFRÃO: Do coração atribulado está perto o Senhor.

1. O Senhor volta a sua face irritada contra os que fazem o mal, para apagar da terra a lembrança deles. Apenas clamaram os justos, o Senhor os atendeu e os livrou de todas as suas angústias. - R.

2. O Senhor está perto dos contritos de coração, e salva os que têm o espírito abatido. São numerosas as tribulações do justo, mas de todas o livra o Senhor. - R.

3. Ele protege cada um de seus ossos, nem um só deles será quebrado. - R.

4. O Senhor livra a alma de seus servos; não será punido quem a ele se acolhe. - R.

Evangelho: Jo 7, 1-2.10.25-30

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Jo - Naquele tempo, 1A vida do homem sobre a terra é uma luta, seus dias são como os dias de um mercenário. 2Como um escravo que suspira pela sombra, e o assalariado que espera seu soldo, 10não voltará mais à sua casa, sua morada não mais o reconhecerá. 25Alguns habitantes de Jerusalém disseram então:'Não é este a quem procuram matar?
26Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? 27Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde ele é.' 28Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: 'Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, 29mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou.' 30Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.

Palavra da Salvação.

Reflexão:

Jo 7, 1-2.10.25-30 A descrença pode ter conseqüências terríveis como nos revela o Evangelho de hoje. As pessoas que acreditaram em Jesus procuraram seguir seus ensinamentos e viver uma nova forma de relacionamento com Deus, de modo que a sua fé gerava a vida em abundância. Os que não aceitavam as palavras de Jesus não só se privavam desta vida como também procuravam tirar a vida de Jesus. Mas o nosso Deus é o Deus da vida. A descrença luta contra a vida e pode até mesmo tirar a vida das pessoas, mas tira apenas a vida biológica, e o sangue que é derramado fertiliza a terra para que nela brote as sementes de vida eterna. O sangue de Jesus foi derramado, assim como o de muitos mártires, e isso faz com que as sementes do Reino cresçam e dêem fruto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário