Dia: 26/07/2012
Primeira Leitura: Eclesiástico 44, 1.10-15
Leitura do livro do Eclesiástico - 1Façamos o elogio dos homens ilustres, que são nossos antepassados, em sua linhagem. 10Os primeiros, porém, foram homens de misericórdia; nunca foram esquecidas as obras de sua caridade. 11Na sua posteridade permanecem os seus bens. 12Os filhos de seus filhos são uma santa linhagem, e seus descendentes mantêm-se fiéis às alianças. 13Por causa deles seus filhos permanecem para sempre, e sua posteridade, assim como sua glória, não terá fim. 14Seus corpos foram sepultados em paz, seu nome vive de século em século. 15Proclamem os povos sua sabedoria, e cante a assembléia os seus louvores! - Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial(131)
REFRÃO: O Senhor vai dar-lhe o trono / de seu pai, o rei Davi.
1. O Senhor fez a Davi um juramento, de que não há de se retratar: Colocarei em teu trono um descendente de tua raça. - R.
2. Porque o Senhor escolheu Sião, ele a preferiu para sua morada. É aqui para sempre o lugar de meu repouso, é aqui que habitarei porque o escolhi. - R.
3. Aí farei crescer o poder de Davi, aí prepararei uma lâmpada para o que me é consagrado. Cobrirei de confusão seus inimigos; em sua fronte, porém, brilhará meu diadema. - R.
Evangelho: Mateus 13, 16-17
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo,16Mas, quanto a vós, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem! Ditosos os vossos ouvidos, porque ouvem! 17Eu vos declaro, em verdade: muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não ouviram. - Palavra da salvação.
Reflexão - Mt 13, 16-17
Todos nós falamos muito em felicidade e todas as pessoas desejam ser felizes. Em nome da felicidade as pessoas fazem as maiores proezas e correm os maiores riscos. A felicidade está sempre naquilo que nós mais valorizamos na nossa vida. É justamente aqui que nós encontramos o elemento de análise principal para encontrarmos a causa de tanto sofrimento e tanta dor que estão presentes no mundo de hoje. Deus é o valor absoluto e somente a partir dele pode haver felicidade verdadeira. Qualquer felicidade que encontre o seu fundamento fora de Deus, coloca o seu fundamento em um falso valor, de modo que é na verdade uma falsa felicidade, que só pode trazer dor e sofrimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário